terça-feira, 30 de setembro de 2008

Lusa

Seção: Por dentro da Lusa

Titulo: Departamento Administrativo, amor e profissionalismo.

Olho: A Portuguesa novamente se mostrou apta a vencer mais este desafio, com amor a tradição do clube e muito profissionalismo.

Por Mario J. Silva

No olhar simples do torcedor, a Portuguesa de Desportos geralmente é vista apenas pelo que o time de futebol profissional faz em campo nos inúmeros campeonatos disputados. Deixam-se de lado tantas outras atividades essenciais para a continuidade da instituição e o conforto dos usuários das instalações físicas do clube. Com esta nova seção na revista da Lusa, todos os departamentos que colaboram para o crescimento e manutenção da qualidade de serviços, e até futebolísticas, serão apresentadas uma a uma aos torcedores e sócios do clube.

Começando pelo Departamento Administrativo, já podemos notar a grandiosidade da Lusa. Com mais de meio milhão de reais em investimentos somente nos últimos oito meses, obras novas e reformas fundamentais estão sendo realizadas para adequação de uso e economia de caixa pelo fim do desperdício.

O estádio do clube teve sua limitação de público solicitada pelo Contru, órgão governamental que fiscaliza o controle do uso de imóveis, para apenas 5.000 pessoas no começo deste ano, 2008. Essa situação gerou grandes prejuízos a Portuguesa de Desportos, que imediatamente começou os trabalhos para recuperação da carga total de entradas ao estádio.

Começando pela infra estrutura subterrânea e embutida, hidráulica e elétrica, impermeabilização e estudo estrutural e de resistência do concreto utilizado na edificação, todos os itens indicados com problemas pelo auto de vistoria do corpo de bombeiros foram corrigidos. Alguns números nos dão a dimensão das tarefas e a rapidez com que foram realizadas.

Somente em corrimãos de segurança instalados em todas as escadas e acessos, se colocados em linha reta, temos a impressionante marca de 800 mts. A troca da antiga tubulação de água e elétrica, toda em ferro por PVC, exigiu muito planejamento e trabalho de equipe, já que as atividades diárias dos demais departamentos não podiam parar. O que mais chama a atenção, no entanto é a economia conseguida hoje com a eliminação de vazamentos e riscos de curtos circuitos.

Falando de economia de despesas, outra ação tomada pelo Departamento Administrativo foi a compra em definitivo de um gerador próprio para o estádio e demais dependências. Com ele, não é mais necessário alugar o equipamento em dias de jogos ou outros eventos, dando autonomia a Lusa, inclusive, de trazer ao estádio shows e outras atividades de grande publico.

Por falar em grande público, começamos a reportagem falando da limitação de lotação do estádio. Este já é, segundo Rinaldo Paiva Armelin, gerente administrativo, um problema vencido: “Após todas as reformas, compra do gerador próprio, contratação da IEME Brasil para o estudo estrutural do clube com o conseqüente laudo positivo, em agosto houve o aumento de capacidade para 14.500 pessoas, e agora em setembro já temos a liberação para a capacidade total de 22.375 pessoas”.

Como em toda a sua história, a Portuguesa novamente se mostrou apta a vencer mais este desafio, com amor a tradição do clube e muito profissionalismo de seu Departamento Administrativo.

Nenhum comentário: