Museu da Língua Portuguesa recebe a França em grande exposição “O Francês no Brasil em todos os sentidos”
A partir de 11 de maio de 2009 em São Paulo
Museu Língua Portuguesa em São Paulo
Mostra trará pontos de contato entre as culturas brasileira e francesa; cenografia terá até uma rua parisiense no Museu da Estação da Luz
Foi aberta ao público, em 11/05, no Museu da Língua Portuguesa, a exposição “O Francês no Brasil em todos os sentidos”, primeira mostra binacional do Museu e também a primeira que não terá por tema uma obra literária ou autor. “Será um novo desafio que enfrentaremos com sucesso: levar ao público o diálogo entre duas culturas, não somente no universo literário e do idioma”, explica Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.
A curadoria também será franco-brasileira: à frente do lado francês do projeto, estão Henriette Walter, lingüista, e Benoit Peeters, teórico, crítico e roteirista. Pelo Brasil, a curadoria é do poeta e doutor em francês Álvaro Faleiros, com consultoria do escritor Milton Hatoum.
A exposição será permeada pelos pontos de contato dos idiomas e culturas dos dois países, Brasil e França. A começar por um pouco das origens comuns do idioma português e francês – e suas diferenças também. O público verá, por exemplo, como palavras de origem francesa foram absorvidas e transformadas pela língua portuguesa.
Culinária, moda, ciência, dança, música e literatura também serão abordadas, pois todas essas formas de arte no Brasil carregam uma forte influência da cultura francesa. O Francês no Brasil em todos os sentidos vai apresentar, também, como a nossa cultura assimilou e transformou as influências francesas de modo que muitas delas não são mais reconhecidas.
Será uma mostra com grande aparato cenográfico, dividida em 14 espaços expositivos diferentes, separados de acordo com o tema abordado. Além de uma cenografia muito especial (onde, por exemplo, será reproduzida uma típica rua de Paris), a exposição contará com recursos audiovisuais modernos para exibição de vídeos e áudios.
“Os curadores tiveram o maior cuidado de pensar uma exposição sobre o francês para pessoas que não falam tal idioma, já que grande parte dos nossos visitantes são estudantes. Entretanto, para os visitantes que dominam o francês a mostra trará boas surpresas também”, antecipa o diretor do Museu.
Sobre o Museu da Língua Portuguesa
Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, foi criado pela Fundação Roberto Marinho no prédio da Estação de Luz, no Centro de São Paulo. Com aproximadamente 4 mil metros quadrados abertos para a visitação, que já receberam mais de 1,5 milhão de pessoas, o Museu da Língua Portuguesa apresenta ao público a história, a importância e as variações da língua Portuguesa, considerando-a como grande elo da identidade cultural do povo brasileiro. Além disso, oferece cursos e eventos para professores, estudiosos e público em geral, tudo sobre gestão da Poiesis – Organização Social de Cultura.
Serviço Museu da Língua Portuguesa
Endereço:
Praça da Luz, s/nº, Centro
São Paulo – SP
CEP: 01120-010
Contatos:
Telefone: (11) 3326-0775
E-mail: museu@museudalinguaportuguesa.org.br
Site: www.museudalinguaportuguesa.org.br
Horários
Bilheteria: de terça a domingo, das 10 às 17hs
Museu: de terça a domingo, das 10 às 18hs (não abre às segundas-feiras)
Obs: às últimas terças de cada mês, o horário é estendido até 22hs – bilheterias fecham às 21hs.
Ingresso: R$ 4,00 (quatro reais) – pagamento somente em dinheiro
Estudantes com carteirinha pagam meia-entrada
Isentos do pagamento de ingresso:
Professores da rede pública com holerite e carteira de identidade;
Crianças até 10 anos;
Adultos a partir de 60 anos.
Não há venda antecipada de ingresso.
Aos sábados a visitação ao Museu é gratuita.
Mais informações para a imprensa
Comunicare Consultoria de Comunicação
Adriana Cavalcanti – adriana@e-comunicare.com.br
Fabio Alberici de Mello – fabio@e-comunicare.com.br
Vivian Teixeira – vivian@e-comunicare.com.br
Tel.: (11) 5594 4174
Tags
terça-feira, 2 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário