quinta-feira, 25 de junho de 2009

Participação no 8º Giro de Comunicação da UniUv 2

Brasileiros: a revista que nasceu da paixão pelo jornalismo com convicção e atitude

Repórter: Veridiane Sander

Foi com essas palavras que o gerente de parcerias e assinaturas da revista Brasileiros, Mario José da Silva, começou sua palestra na quarta-feira, 17, na sala de eventos do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), finalizando a segunda etapa do 8º Giro da Comunicação. Silva enfatizou os objetivos da Brasileiros e ressaltou que ela nasceu da paixão por um jornalismo com convicção e atitude. “É a criação de gente que acredita que o jornalismo é um jeito de expressar paixão”, disse. Segundo Silva, a Brasileiros valoriza os ensaios do autor, sem se deixar levar por intelectualismo arrogante e sem ter vergonha de ser bonita e vibrante.

Durante a palestra ele contou que, mensalmente, são vendidos 12.500 exemplares da revista, sendo distribuídos aos mais diferentes públicos como empresários, acadêmicos, executivos de agências de publicidade e de grandes empresas, diretores das principais universidades nacionais, governadores, prefeitos entre outros. “O público-alvo da revista são, principalmente, os cidadãos brasileiros que buscam informação confiável, não sensacionalista, mas profunda, porém leve para quem lê”, comentou. Silva disse ainda que o que mantém a Brasileiros é a paixão pelo que seus 21 funcionários fazem, além da humildade de saber que ninguém faz nada sozinho. “A revista é um trabalho de todos, pois um depende do outro e todos juntos fazem o resultado final”, afirmou.

Entrando para a equipe da Brasileiros

Palmeirense, apaixonado pelos Rolling Stones, casado com Tati e pai da Laressa e do João, Silva conheceu a Brasileiros em seu primeiro número em uma das tantas bancas de jornal que visita em São Paulo. “Carreguei exemplares por muito tempo e adorava a revista. Até que lá pela edição 11 ou 12, fiz uma visita a redação da Brasileiros para fazer uma entrevista com Helio Campos Mello, dono da revista. Enquanto falava com ele, passou atrás de mim a Patrícia, mulher do Hélio e sócia dele na revista, dizendo que eles não tinham ninguém que colocasse a revista na mão do leitor. Imediatamente falei: se quiser, eu faço isso!”, contou. Foi assim que Silva entrou para a equipe da Brasileiros, onde atualmente é gerente de parcerias e assinaturas. Ele explica que seu objetivo é procurar, todos os dias, uma nova maneira de mostrar aos leitores o que o pessoal da redação coloca em suas páginas.

Nenhum comentário: