segunda-feira, 1 de junho de 2009

Indignação!!!!!!

Um elemento que se julga superior enviou para mim um e-mail com a seguinte frase:
"Que no Nordeste só tem vagabundo é um fato. Se fossem trabalhadores, os estados do Nordeste estariam melhores do que São Paulo."

Minha resposta foi a que segue:


Deixando totalmente de lado a questão politica, falo apenas como cidadão deste tão grande país.

Sou nordestino, legitimo!! Nascido em casa, numa pequena e pobre cidade do interior pernambucano nos idos de 1967. Meu pai era como a grande maioria de sua época: pobre, com baixa escolaridade e sem perspectivas de melhora enquanto residente em Água Preta/PE. Mas havia algo dentro dele e de minha mãe que o impulsionou: o desejo de dar um futuro, senão imediatamente melhor, mas com possibilidades maiores ao seu primeiro filho. Os dois empenharam-se então numa arriscada viajem na época de Pernambuco até São Paulo. Eu tinha pouco mais de um ano de vida. Ao chegar aqui, este dito "vagabundo" apenas por ser nordestino, tornou-se peão de obra. Logo, graças a sua força interior e força física, já era encarregado de obras, sendo o responsavel por centenas de outros trabalhadores "vagabundos" que chegaram do nordeste com a mesma intenção de melhora na vida. Esse senhor, meu pai, chamado de "vagabundo" só por que nasceu no nordeste do país, deixou escrito de forma eterna seu nome em São Paulo através do concreto de obras feitas para os paulistanos de raça "pura e superior": Rodovia Imigrantes, Barragens e Eclusas do Rio Tiête, Metrô de São Paulo, linhas de transmissão de energia que ligam São Paulo ao sistema Furnas (algumas de suas unidades inclusive dentro das terras dos "vagabundos") etc. Suou todos os dias de sua juventude desde o raiar ao anoitecer, envelhecendo e construindo, ombro a ombro com "vagabundos" trabalhadores nordestinos, mineiros, capixabas, sulistas e até paulistas o estado em que hoje moram alguns que se consideram mais "puros, superiores, trabalhadores e inteligentes" que seus iguais. Eu sou nordestino! Eu não sou "vagabundo", meu pai não é "vagabundo", minha mãe não é "vagabunda", meu avô, minha avó, meus tios não são "vagabundos". Todos, absolutamente todos da minha família são trabalhadores que enfrentam suas dificuldades e adversidades e aproveitam suas conquistas com total honestidade, labuta e muito, mas muito mesmo, amor ao próximo. Amor ao próximo explicito em suas prontas ajudas a todo e qualquer cidadão, independente de sua origem. Minha família me ensinou assim! Eu ensino assim aos meus filhos, aos meus amigos, aos meus colaboradores em meu trabalho. Eu ajo assim com a minha esposa! Eu sou nordestino e não sou vagabundo!!!!!! Não admito que minha família e meus conterrâneos sejam chamados assim!!!!!

2 comentários:

Frederico Barbosa disse...

Eu também sou vagabundo!!!! Embora trabalhe 18 horas por dia... Adorei seu texto. Abraço nordestino!

Mario Stones disse...

Fred, ainda bem que o Brasil é feito de milhões de "vagabundos" como nós!!!!